domingo, 21 de dezembro de 2008




EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA
CÂMARA DE VEREADORES DE LARANJEIRAS

EXCELENTÍSSIMOS SENHORES VEREADORES:



Surge, mais uma vez a oportunidade de encaminharmos a essa Colenda Casa Legislativa, o Projeto de Lei No. 04, de 01 de Agosto do corrente ano, que trata de resgatar o nome de JOÃO MULUNGU do ostracismo que vem varando os tempos desde o século passado, quando o personagem em apreço destacou-se no cenário das lutas liberatórias da Raça Negra em nosso Estado.

O presente projeto que reconhece em JOÃO MULUNGU, o mais expressivo defensor da causa negra, na luta contra a escravidão no nosso Estado, justifica-se, em si mesmo, pelo relevante papel que Laranjeiras, através dos seus filhos, desempenhou nos embates pelos ideais anti-escravagistas.


Tido e havido como negro libertatório, segundo parecer abalizado da Casa de Cultura Afro Sergipana, JOÃO MULUNGU é filho de Laranjeiras, “nascido nas senzalas do engenho Flor da Roda, no ano de 1851, ( presumível ) escravo de propriedade de João Pinheiro de Fraga, dono da Flor de Roda”.

A sua ação de homem consciente de sua condição humana na luta pela e pela dignidade dos demais escravos, não recrudesceu em seu afã de libertar os seus irmãos de cor da escravidão que era a prática dominante do poder econômico sobre uma classe vilipendiada, dos escravos.

Líder de grande poder combativo mobiliza toda a província de Sergipe Del Rey para a luta dos escravos, conseqüente grito de real liberdade e sedimentação democrática.

Considerado memória viva de nossa história, Herói Negro nos aparece como “O Símbolo de libertação no Negro do passado ao do presente
Em formulação constante ao Negro do futuro”, audaz e inteligente, força viva e inquebrantável do nosso conceito de liberdade, notabilizado pelos esforços as casa de cultura Afro Sergipana, que tem à sua frente o esforço e mais destacado líder atual Severo D’ Acelino, o presidente da citada entidade.

Instituir o dia 19 de Janeiro, como o dia Mundial de Consciência Negra, é, antes de tudo, estabelecer o poder de pensar e rebelar-se contra qualquer ideal de submissão do povo que construiu a custa de humilhação, a terra do Condutor, altaneiro manancial de cultura que empresta a Sergipe e ao Brasil, e porque não diz, ao mundo, as mais belas manifestações de luta, de força e de altivez, que são e serão legados permanentes e indestrutíveis da força do nosso povo.

Este Executivo Municipal, cônscio do dever que se lhe impõe a sua própria função, não podia e não pode descurar-se de suas obrigações com o seu povo, protegendo-lhe as aspirações, razão porque submetemos à apreciação de Vossas Excelências projeto de Lei, pedido-vos, afim, após os estudos de apraxe, a aprovação deste importante projeto.

Gabinete do Prefeito Municipal de Laranjeiras, em 01 de Agosto de 1990.


Mensagem do Prefeito Municipal Antônio Carlos Leite Franco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário